segunda-feira, 22 de junho de 2020

HERÓIS DO ESPORTE MUNDIAL #04 - Hélio Gracie

Certa vez Kimura disse sobre Hélio Gracie: O homem que nunca desiste

Por Douglas Aleixo

Hélio Gracie, juntamente com seu irmão Carlos Gracie, foram as figuras centrais e precursores do Jiu-Jítsu em terras brasileiras, a luta milenar japonesa denominada “arte suave”!
Patriarca da lendária Família Gracie, tendo ícones mundiais e detentores de uma dinastia até os tempos atuais, sendo idealizadores do famoso ale Tudo ancestral do UFC!
Hélio na sua fase inicial da vida em Belém do Pará era acometido de várias morbidades e saúde frágil, limitando-se somente a observar seu irmão mais velho Carlos Gracie a ministrar aulas da então luta desconhecida pela maioria dos brasileiros.
Certa vez, Carlos se atrasou para uma aula de um de seus discípulos e Hélio muito prestativo se prontificou a ajudar, sem resistência do aluno, Hélio lecionou e o resultado foi tão positivo que Carlos ao chegar já ao final da aula foi interpelado pelo aluno alegando que daquele dia em diante só queria ter aulas com Hélio.
Com o devido consentimento de Carlos, Hélio foi se aprimorando e provando que com determinação, inteligência e técnica um individuo com estatura e peso inferior poderia sim vencer um oponente mais robusto e pesado.
Relato de Hélio Gracie sobre sua perspectiva sobre a luta: 
LINK
O Jiu-Jítsu que criei foi para dar chance aos mais fracos enfrentarem os mais pesados e fortes. E fez tanto sucesso, que resolveram fazer um Jiu-Jítsu de competição. Gostaria de deixar claro que sou a favor da prática esportiva e da preparação técnica de qualquer atleta, seja qual for sua especialidade. Além de boa alimentação, controle sexual e da abstenção de hábitos prejudiciais à saúde”.
“O problema consiste na criação de um Jiu-Jítsu competitivo com regras, tempo inadequado e que privilegia os mais treinados, fortes e pesados. O objetivo do Jiu-Jítsu é, principalmente, beneficiar os mais fracos, que não tendo dotes físicos são inferiorizados. O meu Jiu-Jítsu é uma arte de autodefesa que não aceita certos regulamentos e tempo determinado. Essas são as razões pelas quais não posso, com minha presença, apoiar espetáculos, cujo efeito retrata um anti Jiu-Jítsu”.
Hélio foi protagonista de uma das lutas mais épicas tendo como oponente o grande campeão Masahiko Kimura, lembrando que Kimura era campeão mundial e peso-pesado.
A luta aconteceu em 23 de outubro de 1951, foi realizada no estádio do maracanã e Hélio apesar do empenho resistiu bravamente, mas depois de perder momentaneamente a consciência se viu imobilizado durante 18 minutos em uma chave de braço denominada ude-garami, golpe esse posteriormente denominado Kimura, em homenagem justa ao vencedor desta luta.
Hélio Gracie deixou um legado pautado em uma mentalidade vencedora, disciplina, perseverança e técnica como fatores preponderantes para o sucesso, não só do Jiu Jitsu, mas sim na vida!
O mestre da arte suave partiu deste plano no dia 29 de janeiro de 2009, Hélio Gracie morreu em Petrópolis aos 95 anos de idade.

Douglas da Silva Aleixo, Advogado, Licenciado em Filosofia
 e entusiasta do esporte. Colaborador do Jornal PODIUM.

Publicidade

3 comentários:

  1. Mentalidade vencedora,disciplina e perseverança realmente são fatores que devemos usar para a nossa vida!!!

    ResponderExcluir
  2. Oss, grande mestre Hélio, divisor de aguas no Jiu Jitsu mundial! Parabéns Douglas, excelente matéria!

    ResponderExcluir
  3. Bacana Douglas, excelente advogado e muita qualidade na escrita, parabéns.

    ResponderExcluir