quarta-feira, 6 de maio de 2020

Alexandre XTR conta sua história

Alexandre dos Reis
Apelido: XTR
Esporte:  Mountain Bike Cross Country

Comecei a praticar em 1999, por ver outros ciclistas pedalarem, morava na zona rural e quando menino já gostava e corria na estrada para ver os bikers passarem.
Aos 13 anos conseguiu comprar sua primeira bike, uma savoy, pois trabalhava na colheita de café em meio período após as aulas, e começou a se aventurar nas trilhas e competições.

Aos 35 anos de idade está ativo e treinando forte, realizando seus treinos na região do morro do chapéu, tacho e o lugar que mais gosta é a Serra de Três Pontas.

- O esporte me mostrou no início, e até nos dias de hoje, que o ser humano sempre está superando seus limites e batendo os obstáculos de frente. E também me ensinou a ter disciplina -, disse Alexandre.

XTR diz que, hoje, o esporte significa saber lidar com os desafios da vida, seja vencendo ou perdendo.

“Minha primeira competição foi aqui em Varginha em uma prova de UP HILL em 1999, fiquei em 5° colocado na juvenil, foi daí o pontapé inicial”.
Seu primeiro título foi na cidade de São Thomé das Letras, na Taça Pedra da Bruxa de MTB: “Nem acreditei quando cruzei a linha de chegada, foi emocionante”.

Ele treina seis vezes por semana, com treinos distintos a cada dia. A parte mais difícil da rotina de treinos é manter-se no foco, acordar cedo após várias horas de trabalho e seguir sua meta, trabalho, família etc.

- Os treinos nessa época de COVI-19 mudaram bastante, já não treino em grupos, realizo muitos treinos em casa. O mais complicado é me manter focado, pois todas as competições foram canceladas, tem que trabalhar muito o psicológico em manter a boa forma para quando as provas voltarem.

Seu maior orgulho é saber que mesmo com tantas conquistas e aprendizados ao longo da vida, nunca deixou de ser humilde e sempre manteve seus valores e suas origens, respeitando sempre a Deus e a todos.

- Minha maior alegria hoje é saber que serei pai daqui alguns meses.

            Alexandre lamenta a falta de apoio ao esporte: “No meu ponto de vista todos os esportes individuais deveriam ser mais valorizados, quem sabe com o Henrique Avancini como campeão do mundo a visão para o esporte aqui mude”.

Seu ídolo é o ciclista Sul Africano Burry Stander, campeão Mundial, que infelizmente foi atropelado quando treinava na rodovia em sua cidade natal. “Ele me inspira no estilo de pilotagem e como ele se recupera durante as provas. Tento sempre pilotar em locais adversos para lapidar e aperfeiçoar minha pilotagem em diferentes tipos de terreno”.

Perspectivas para o futuro? Manter-se sempre ativo em meio as provas e com saúde. 

              - Gostaria de agradecer a Deus pela vida, a minha esposa, minha família, meus apoiadores: TRINX BIKE, SPRINT BIKER’S que é minha loja de bikes, Expresolar Energias Renováveis, Penks, Boareto Fisioterapia. Essas pessoas me ajudaram a ser cada dia melhor, me ajudando a trabalhar meu caminho.

A dica que deixo para os iniciantes é que nunca deixem que digam que você é inferior a alguém! Somos todos capazes, com sacrifício e luta todos chegamos onde sonhamos, não se esqueça se seus valores e origens e nunca pise em ninguém!

LINK

3 comentários: