quinta-feira, 23 de abril de 2020

Waldir Tapetti e seu amor pelo handebol

Nome: Waldir Tapetti
Idade: 56 anos
Seu esporte: Handebol

O que te faz apaixonado por esse esporte?
- Mudou minha vida de adolescente.

O que o levou a começar a praticar? Quantos anos tinha?
- Um grande professor chamado Bernardes, eu tinha 11 anos.

Depois como seguiu sua história?
- Joguei em Guarulhos e Sorocaba. Depois fiz um curso de arbitragem. Me tornei árbitro da Federação Paulista de Handebol em 1987 e, em 1991, cheguei ao quadro de árbitro Nacional da CBHb.
            Em Caxambu dei início ao handebol, modalidade que não era praticada no município, e consegui um grande de número de adeptos e, em pouco tempo, consegui colocar o handebol como segunda modalidade do município.
            Em 2013 fundei a ADHC (associação desportiva handebol caxambu), entidade com reconhecimento de utilidade pública municipal e estadual, sendo ela a entidade que representa Caxambu em eventos em Minas e outros estados.
            Também é a organizadora de eventos esportivos realizamos, a Caxambu Handebol Cup (evento que já está em sua 8ª edição), Taça Estrada Real, Torneio da Independência e Copa Master de Handebol.

O que o esporte significou no começo?
- Um estilo de vida, e hoje, amor e trabalho.

Fale um pouco sobre competições que marcaram muito sua trajetória:
- Final do Campeonato Paulista de Handebol, categoria adulto, entre EC Sírio x EC Banespa, com 1 ano de arbitragem; final do Jogos Abertos do Interior de São Paulo, São Bernardo x Guarulhos; diversas finais de Jogos Regionais; Jogos Escolares e Jogo Internacional em Betim,  jogo Brasil x Argentina.

Fale sobre algumas conquistas:
- Como técnico em Caxambu em 2007, campeão do JEMG fase Microrregional em Itamonte, vencemos São Lourenço no pênaltis; terceiras colocadas do Jubileu de Ouro; Jogos Abertos do Interior de São Paulo em 1985, como jogador, e terceiro colocado na Barra Bonita Summer Cup, em 2007.

Qual é ou foi sua rotina de treinamento?
- De 3 a 4 vezes por semana.

Qual parte mais difícil dela?
- Respeito e reconhecimento

Qual a sua maior alegria?
- Meus atletas

Quais decepções ou frustrações enfrentou pelo esporte?
- Os atletas que perdi para o vício e para a vida.

Seu esforço se dá por inspiração em alguém?
- Sim, professor Bernardes, da FIG de Guarulhos.

Como estão seus planos para o futuro?
- Dar sequência e ver alguém que tenha amor pelo esporte assumir meu lugar.

Gostaria de fazer agradecimentos?
- Como técnico, meu maior agradecimento vai aos atletas e pais.

Quais aprendizados e ensinamentos o esporte trouxe para você?
- Respeito, amor, dedicação e superação.

Observações que gostaria de acrescentar?
- Gostaria de pedir mais espaço. O handebol é um dos esportes mais dinâmicos e de mais vibração que existe. Nele o atleta faz todos os movimentos naturais e que estão no nosso dia a dia - corre, salta, arremessa... Ainda tem tudo que o brasileiro gosta: gols, defesas fantásticas dos goleiros, todo tipo de gols, de 9m, de 7m, de 6m, contra ataque, de ponta, pivot, arremessos de vaselina (cobertura), enfim, tudo para ser visto e praticado.
Sou de São Paulo, onde a nível escolar, o handebol é o segundo esporte mais praticado. Em Minas, falta um pouco de apoio da Federação às cidades e equipes para uma maior divulgação e, assim, o handebol teria um espaço de mídia maior. 

7 comentários:

  1. Grande Waldir Tapetti,Uma pessoa sensacional, amigo, boa gente,, jogamos juntos em Guarulhos,modalidade maravilhosa,Handebol sempre sera minha paixão,,Parabens ao seu lindo trabalho ai na sua cidade, exemplo a ser seguido,,,,e Saudades dos tempos kk Abraços forte e tudo de bom a vc meu querido.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Waldir, eu já amava handebol qdo te conheci, vc foi meu mestre na arte da arbitragem, trabalhamos juntos por mais ou menos 3/4 anos. Vc é uma pessoa maravilhosa, fantástica, né ensinou muito, gratidão �� meu queridoooooooo. Muito sucesso com seus projetos. Bjsssssssss ��������

    ResponderExcluir
  3. Dizem q uma andorinha só não faz verão. Infelizmente é verdade. Porém uma andorinha pode sim marcar, iniciar e sinalizar um verão. Vejo vc um guerreiro, promissor em uma modalidade em sua cidade que em hipótese alguma deixa a luz no fundo do túnel apagar. Parabéns, a juventude local agradece e junto a eles seus familiares. Avante.

    ResponderExcluir
  4. Grande Waldir, posso disser que realmente esse cara e um grande exemplo de garra e e amor pelo handebol. Por meio dele o handebol foi me apresentado e nessa época formamos uma grande equipe e um laço de amizade. Waldir merece melhor reconhecimento em nossa cidadep conta de toda a contribuição e luta pelo esporte de nossa cidade. Grande profissional e amigo!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Waldir, um exemplo de pessoa! Parabéns por lutar tanto pelo nosso Handebol, pode ver o tanto que lutou e luta pelo Handebol. Parabéns Professor!!

    ResponderExcluir
  7. Waldir,além de um irmão maravilhoso, uma pessoa apaixonada pelo esporte e cultura. Sempre fez o possivel e o impossivel para seus atletas serem vencedores. Conheço varios atletas que são reconhecidos graças ao professor, técnico e amigo Waldir Tapetti.

    ResponderExcluir