segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Varginha, a cidade referência do tênis de mesa


Alisson Marques

            Já vimos atletas de Varginha se destacarem em várias modalidades esportivas como: futebol, vôlei, basquete, judô entre outros. Porém uma das modalidades que vêm ganhando muito destaque nos últimos anos na cidade é o tênis de mesa.
            Após anos de “batalha”, o esporte ganhou brilho no munícipio, isso muito por conta da Associação Varginhense de Esportes (AVE), em parceria com a Semel.
            A AVE é a principal força de Minas Gerais em relação ao tênis de mesa, prova disso são suas conquistas nos dois últimos anos; ao todo foram mais de 300 medalhas, a maioria de ouro nesse período, além de pódios e muitos títulos.
            Entretanto não apenas de medalhas vive a equipe encabeçada pelo multicampeão Wesley Rosa, que além de jogar pela equipe ajuda os mais novos com conselhos, dicas e principalmente treinos.
            A equipe também conta com meninos que já tiveram passagens pelas seleções de base do Brasil, como Thiago Castro - que foi convocado para representar o Brasil no Pan em 2018, além de Lucas Paiva e Rodrigo Reis - que já foram chamados para seletivas da CBTM (Confederação Brasileira de Tênis de Mesa).
            O ranking comprova toda essa capacidade dos atletas do AVE e de Varginha no estado. Na categoria pré-mirim e mirim masculino, os atletas Henry Rikio, Pedro Ramos e Yan Silva Mini lideram a modalidade; o mesmo ocorre no infantil com João Braga Pimenta. No juvenil outro atleta da AVE encabeça a chave, Arthur Pedrosa de Belo Horizonte é o primeiro e João Pimenta de Varginha aparece em terceiro. No juventude, a liderança é absoluta dos varginhenses Rodrigo Rebartini e Lucas Gonçalves; Na categoria “Ouro Absoluto” é a vez do treinador e jogador Wesley Rosa aparecer como grande líder, o mesmo ocorre na escala sênior. Fechando o domínio de Varginha e da AVE em Minas Gerais, Eric Alexandre Rikio é o número 1 quando se trata da divisão veterana.
            A AVE também conta com atletas paralímpicos que são referências em suas divisões, são os casos de Alan da Silva Almeida que lidera o ranking na categoria paralímpico andante classe 10. Na classe 9 aparece João Alberto Dias na 3ª colocação, ele também é o líder da classe 8.
            Para coroar a categoria paralímpica, Thiago Benedito Castro foi o grande campeão na surdolimpíadas do Brasil que ocorreu em julho na cidade de Pará de Minas.

Alisson Marques, estudante de jornalismo no UNIS.
Estagiário no Jornal PODIUM


Um comentário:

  1. Boa noite gostaria de saber se vão lançar as fotos do jogo Jacomeli x rio Branco?

    ResponderExcluir