quarta-feira, 16 de maio de 2018

Varginha tem, oficialmente, um CT de tênis de mesa

      Conforme divulgação da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), a Associação Varginhense de Esportes (AVE) foi o palco da inauguração do primeiro Centro Olímpico e Paralímpico de Tênis de Mesa em Minas Gerais no último sábado (12). O fato valoriza ainda mais a cidade de Varginha, localizada no Sul do estado.
            Foi a inauguração formal de um espaço que já gera frutos para o tênis de mesa desde janeiro de 2017, quando o município mineiro foi o primeiro dos que recebeu parte do legado dos Jogos Rio 2016.
            A superintendente da CBTM, Walquiria Lima San-Thiago, reiterou a importância do espaço: “Varginha é uma cidade apaixonada por tênis de mesa. São cerca de 90 atletas pré-mirins, algo diferenciado, que motivou outras cidades no entorno e é muito importante. O foco do trabalho aqui realizado será o de detectar talentos para serem pinçados para a seleção, tornando-se referência em jovens para o alto rendimento”.
            Adicionou ainda a importância do presidente da AVE, Carlos Paiva, e de Wesley Rosa nesse processo, fazendo uma cidade que não tinha vocação para o tênis de mesa ter um grande movimento em prol do desenvolvimento de novos talentos. 
LINK

CERIMONIAL
(* Renata Lemos)
            A solenidade contou com a presença da diretoria e atletas da AVE, do Vice-Prefeito, Vérdi Lúcio Melo, e do trio varginhense do PRB - o vereador, o coordenador da Semel e o Adjunto (Secretário interino) da Seesp.
            E não é que, depois de muito “chororô” em um jornal diário da cidade, o Adjunto conseguiu uma nova oportunidade de participar de um evento do meio esportivo varginhense ao lado de autoridades.
            Só que, mais uma vez, ele pisou na bola:

- Ao divulgar a notícia no site oficial da Seesp omitindo a presença e nome das autoridades, que ele tanto clamou atenção.
Em Varginha, secretário prestigia inauguração de centro de treinamento de tênis de mesa
Participaram da solenidade o secretário de Estado de Esportes em exercício, Ricardo Sapi, o presidente da Associação Varginhense de Esporte, Carlos Antônio de Paiva, a gerente geral de operações e relações externas da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa, Walquíria Lima e San-Thiago, além de outras autoridades locais e do meio esportivo.

- Gastou os outros quatro parágrafos se autopromovendo. Sequer teve a delicadeza de reconhecer o trabalho da AVE e conquistas dos atletas.
Em seu discurso, o secretário ressaltou a valorização da modalidade por meio das competições promovidas pela Secretaria de Estado de Esportes (SEESP), como os Jogos do Interior de Minas (JIMI) e, especialmente, os Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), que anualmente revela novos talentos do tênis de mesa convencional e paralímpico. “Também conduzimos um trabalho de fortalecimento da modalidade com o presidente da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa, Alaor Azevedo, e com o presidente da Federação Mineira de Tênis de Mesa Olímpico e Paralímpico, Renato Belisário”, contou.

Sapi falou ainda de outras ações da SEESP desenvolvidas em Varginha. “Nos últimos editais da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, por exemplo, foram aprovados seis projetos com previsão de atividades no município”, destacou.
            O Jornal PODIUM solicitou a relação dos projetos e obteve o seguinte retorno da Assessoria de Comunicação da Seesp:
Em atendimento à demanda abaixo informo que os nomes dos projetos são: Centro de Formação em Voleibol (dois projetos), Circuito do Fogo, Campeonato Sul Mineiro de Voleibol, Escola de JUDÔ VARGINHA e Escola de JUDÔ VARGINHA-COMPETIÇÃO. Os dois últimos estão em fase de captação de recursos pela Prefeitura de Varginha. O Campeonato, por sua vez, teve início da execução no dia 11 deste mês e também irá beneficiar outros 11 municípios da região Sul. Já um dos projetos do Centro de Formação deve iniciar suas atividades nos próximos meses, visto que já captou a totalidade dos recursos aprovados.
            Acreditamos que houve um equívoco na relação. Segundo o site Circuito do Fogo, as três edições da competição este ano serão em BH: 14 DE JANEIRO - PRAÇA NOVA DA PAMPULHA ; 17 DE JUNHO - AVENIDA JOÃO CÉSAR DE OLIVEIRA (BIG SHOPPING) e 09 DE DEZEMBRO - PRAÇA NOVA DA PAMPULHA.
            A melhor hipótese desse “equívoco” deve estar na 265ª posição da classificação de pré-projetos aprovados no Edital 02/2017, a LIDARP.

- Já o programa Bolsa Atleta contempla oito atletas varginhenses, entre eles o judoca Pedro Lasmar, e os mesatenistas Rodrigo Reis e Lucas Paiva, além da jogadora da Seleção Brasileira de Vôlei Sentado, Janaína Petit.
            Os três primeiros atletas citados neste parágrafo foram “misteriosamente esquecidos” na pseudo premiação do Adjunto, em outubro de 2017. São jovens atletas de Varginha que representam o estado de Minas Gerais em competições nacionais.

            Infelizmente, ao longo de três anos e meio, o Adjunto não conseguiu acertar o passe, daí a necessidade de apresentar sua carteirinha de federado de taekwondo na infância como forma de justificar o cargo de vice-gestor esportivo e minimizar a comparação com o antecessor, o consagrado nadador da Seleção Brasileira, Rogério Romero!

* Por: Renata Lemos, redatora e 
editora chefe do Jornal PODIUM, desde 2011.

LINK

Nenhum comentário:

Postar um comentário