quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Calor x atividade física: cuidados são essenciais

O calor do verão brasileiro, a cada ano, parece aumentar. Quando chove, as temperaturas até ficam agradáveis, mas quando o sol está firme, o calor incomoda. Pequenas atividades do dia a dia se tornam cansativas, mais ainda para quem pratica com regularidade exercícios físicos. E uma coisa é certa: com o calor extremo, é preciso ficar atento para que as atividades físicas não prejudiquem a saúde.
            “Com o calor, o coração e os pulmões se esforçam mais e a temperatura do corpo aumenta. Por isso, se a pessoa não tomar cuidado, ela pode sentir fraqueza, queda de pressão, tontura, câimbra, náuseas e até desmaio”, comenta Gustavo Miranda, sócio proprietário da academia Point Fitness, em Varginha. Em casos extremos, a pessoa pode ter alguns distúrbios sérios, como a síncope pelo calor, a hipotensão postural pós-esforço, a exaustão pelo calor e o colapso pelo calor. 
LINK
            Para não comprometer a saúde física é preciso investir em prevenção. São itens simples e extremamente essenciais: hidratação antes e depois da atividade física, aclimatação, treinamento adequado orientado por profissional da área, uso de roupas adequadas e frequentar academia entre 6h e 10h ou depois das 17h. No caso da hidratação, deve-se ingerir água antes, durante e depois do exercício, assim como comer frutas.
            “Muitas pessoas nos procuram para começar uma atividade em pleno verão, preocupadas com a praia e o carnaval. Mas uma pessoa que não pratica atividade física de forma regular, o cuidado deve ser ainda maior. Por isso, é essencial que ela procure um profissional capacitado, que poderá orientá-la de forma consciente. Com certeza, os exercícios serão mais moderados”, comenta Miranda.

POR: Eliana Sonja - Sakey Comunicação


Nenhum comentário:

Postar um comentário