quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

COLUNA DO ZÉCA - MITO OU VERDADE

Por: José Aladir
Futebol amador e categorias de base de Varginha fecham 2017 com saldo positivo

            Foi um ano de grandes conquistas, realizações e de muita bola rolando por todos os cantos e campos da cidade de Varginha.
            Todas as categorias foram beneficiadas com competições de altíssimo nível técnico e organizacional, sob o comando da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer – SEMEL e com apoio total e fundamental da Prefeitura Municipal de Varginha e Câmara de Vereadores, além da imprensa escrita, falada e televisada e um dos mais importantes apoio, o do nosso TORCEDOR.
            Primeiramente, falando das categorias de base que teve competições no SUB 11, 13,15 e 17, levando em cada uma delas o nome de grande desportistas e conhecedores do futebol varginhense, como Simonal – Paulinho Gabriel – Geraldão do Canaã – Carlinhos Boquinha (Bozo) e Toninho Caquinho, cada um dentro de suas respectivas categorias e realizando trabalhos dos mais competentes. É lógico, que temos que agradecer profundamente todos os pais de atletas que entenderam e abraçaram essa causa em prol de seus filhos e para que essas competições pudessem ser realizadas da melhor forma possível. Agradecimento especial, também aos atletas e dirigentes que souberam desempenhar suas funções, dentro e fora das quatro linhas e que no final do campeonato todos saíram vencedores. 

            Já na fase adulta, começando pelo BAIRRÃO, que merecidamente este ano levou o nome de um dos mais conceituados atletas do futebol sul mineiro e com passagens por grandes equipes de Minas Gerais. Estamos falando de Antônio Carlos de Melo (BUZUCA), zagueiro profissional que encerrou suas atividades esportivas no Flamengo de Varginha, onde permaneceu e construiu toda sua vida. Hoje é aposentado pela Prefeitura Municipal. O BAIRRÃO BUZUCÃO 2017 teve a participação de 20 equipes: Inter –  Manchester – Catalunha – Aliança – Fênix – A.E.C. Canaã – Figueirinha – NAV – Fúria – Eliane – São Sebastião Sion – São José - Shakitar Parte de Baixo – Vila Murad – Valência – Botafogo – ATC – JD Estrela e Imaculada. No final, o título ficou com o São Sebastião e o vice com o São José.
            E, não parou por aí, logo após a realização do Bairrão, teve inicio o AMADORZÃO/2017, cujo grande homenageado foi Magno José dos Santos, mais conhecido como DUQUINHA, que atuou por várias equipes do futebol amador de Varginha e pelo profissional, como CBC e Flamengo.
            Um dos melhores campeonatos já realizados, no que se refere a futebol amador da cidade. Com 16 equipes divididas em quatro chaves, a bola rolou para:
CHAVE A: Fertipar, Milan, Roma e Bonsucesso /Dismar;
CHAVE B: Libertas, Matos Calçados, Nav e São Bento;
CHAVE C: São Sebastião, Vargeana, Inter e São José;
CHAVE D: Barcelona, Corcetti, P.S.G. e Registânea.
          E na final, não podia ser diferente, a competição foi premiada com uma partida memorável e com nove (09) gols marcados, a representação do PSG do Bairro São Geraldo, foi a grande CAMPEÃ, tendo outra vez como vice, o SÃO JOSÉ. As premiações ficaram assim definidas:
CAMPEÃO –     PSG
VICE-CAMPEÃO - São José
3° LUGAR – Libertas
4° LUGAR - Barcelona
ARTILHEIRO -  Goiabinha (Libertas) 05 gols    
GOLEIRO MENOS VAZADO - Maciel (PSG) 06 gols
DESTAQUE –  Deusdete  (São José)
TROFÉU DISCIPLINA:  - SÃO JOSÉ
            A Semifinal e partida final, foram realizadas no MELÃO, com presença máxima de público em todas elas. Outro fator que marcou muito em todas as competições realizadas durante o ano de 2017, foram as premiações com lindos troféus e medalhas aos vencedores.
            Na partida final do Amadorzão Duquinha 2017, tivemos as ilustres presenças do Prefeito Antônio Silva, do vice, Verdi Lúcio Mello, do presidente da Câmara de Vereadores Zacarias Piva, dos Edis, Dudu Ottoni, Buiu do Ônibus, Zilda, Zué do Esporte, Delegado Dr. Celso, Leonardo Ciacci, com total apoio da Prefeitura Municipal, Polícia Militar, Guarda Civil, Equipe médica e Ambulâncias, dentre outros.
            Agradecimentos especiais ao Secretário Municipal de Esportes e Lazer, Henrique Lemes Tavares, Naira Costa, coordenadora do evento, Sebastião Ladeira, diretor de esportes, todos os funcionários e técnicos da SEMEL, a José Aladir, na reportagem, Coordete Paulo e sua equipe da TV VARGINHA E TV MINAS DO SUL, Haroldo Vitalino do Click News Perfeito, Paulo Veloso e companheiros do JORNAL PODIUM que deu todo respaldo e uma cobertura nota mil (1000) a todos os acontecimentos esportivos de Varginha, com imensa galeria de fotos e reportagens, a Rádio Melodia FM – 102,3 com a turma do Rádio Esporte, Rádio Princesa do Sul, 87,9, com Odair e Cia, aos Árbitros e mesários, ao diretor de futebol do Boa Esporte Clube Rildo Moraes, que cedeu seus comandados para trabalharem nos jogos no Melão e todos, que direta e indiretamente estiveram participando do futebol de 2017 em Varginha.
            Como fala o velho ditado, “TUDO QUE É BOM, DURA POUCO”, assim foi nosso ano esportivo e esperamos que em 2018, tudo possa acontecer pra melhor e muito melhor. A todos que nos acompanharam, continuem no próximo ano e convide mais amigos e amantes do esporte para nos seguir. Na oportunidade, desejo a todos uma “Santa e abençoada festa de NATAL” e um “próspero e merecido ANO NOVO”, junto com seus familiares e aqueles que mais amam. Um beijo em cada coração.
            TCHAU, TCHAU GALERA..... ENSACAAAAA FUTEBOL AMADORRRRRR........

José Aladir é repórter, comentarista, narrador,
critico, colunista e cronista esportivo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário