segunda-feira, 3 de junho de 2019

O que fazer para garantir seu futuro no esporte?


Por: JOSÉ ALADIR
            Todo mundo na vida tem um sonho, uns se tornam mais fáceis de serem realizados, enquanto que outros são bem mais difíceis e outros nem se realizam, principalmente quando se fala em seguir uma CARREIRA PROFISSIONAL, DENTRO DE UMA MODALIDADE ESPORTIVA.
            É o sonho de muitos meninos e meninas, que ficam ainda mais atinados quando  aproximam as olimpíadas, copa do mundo e torneios internacionais, despertando a vontade, a gana e o desejo de cada um ser um profissional dentro dos esportes.
            Mas, nem tudo é tão fácil como se pensam, mas também não é impossível, além da vontade e do sonho, o menino ou a menina tem que ter “TINO” pela atividade / esporte que pratica e tem que ser pelo ao menos “mediano” no desempenho de sua função.  Não pode ser “ORELHA SECA”, como diz a gíria no mundo esportivo, tem que saber e ter domínio do que está se praticando.         
            Um dos fatores mais importantes para conseguir alcançar seus objetivos, é ser “PERSISTENTE”, treinar, treinar exaustivamente e dedicar-se de corpo e alma, em cima daquilo que você escolheu. 
LINK
            Como sabemos, as cidades estão cheias de escolinhas para todas as modalidades, mas, muitas delas não oferecem opções, para alavancar sua carreira esportiva, quando na fase final na formação do atleta, não abrindo portas e nem fazendo convênios com entidades / representações profissionais para encaixarem seus alunos e selar em definitivo sua continuidade, dentro do que está se praticando.
            O apoio das autoridades, em abrirem as portas das escolas e os centros de treinamentos, sempre será de fundamental importância, principalmente no que se refere a meninos e meninas da periferia, sem nenhum poder aquisitivo e quando se despertam para prática esportiva. Além dessa primeira oportunidade, precisam fazer “parcerias” com grandes entidades relacionadas aos esportes, para que o jovem possa seguir seu destino na modalidade escolhida, é lógico, também lhe oferecendo material esportivo e alimentação de qualidade e meio de locomoção até o local de treinamento.
            A influência dos grandes empresários que colocam onde quer e quem dá mais, é outro fator desvantajoso para os atletas de cidades mais afastadas dos grandes centros, ou seja, do interior.
            Muitos pais de atletas nos procuram, pedindo  apoio / indicação de seus filhos em uma grande equipe, uma vez que eles (seus filhos) estão no auge de suas atividades e tem potencial para conseguir uma oportunidade em clubes e entidades profissionais de destaques, mas sabem das dificuldades encontradas e, na maioria das vezes, desanimam na primeira tentativa, não sendo persistentes, preferindo que seus filhos escolham outras profissões.    
            Temos que tirar o “chapéu” para muitos que lutam desesperadamente para que seus filhos se profissionalizem e não descansam até conseguirem. Mas, o jovem atleta tem quer ser “bom de bola e bom de escola” (nunca devem parar com os estudos),
            O esporte especializado (natação, judô, voleibol, handebol, basquete, atletismo, futsal, dentre outros) tem mais campo, tem mais facilidade em receber atletas e formá-los para o futuro. Veja exemplos de clubes de outros estados que tem parcerias com escolinhas e prefeituras do interior e abrem oportunidades para muitos jovens realizarem TESTES nas grandes equipes, principalmente aqueles que mais se destacam em suas modalidades.
            Mas acreditem, não é nada fácil. É sofrido, ficar longe da família e dos amigos, mas a PERSEVERANÇA tem que falar mais alto, o espírito de luta e a vontade de vencer, tem que ser colocados à frente de tudo para seguir em frente.
            Você jovem, lute por isso, diga pra você mesmo: EU VOU VENCER, EU VOU CONSEGUIR e, ore para que Deus sempre te ilumine, nunca desista do seu objetivo, muito menos de seus estudos, seja humilde, persistentes, lutador e brigue muito (no bom sentido) fazendo seus treinamentos com muita fé, dedicação e muito empenho. VOCÊ VAI CONSEGUIR.
            Você que é pai, nunca deixe de procurar ajuda e o melhor para o seu filho, corra atrás, vai em frente e com o pensamento positivo, principalmente se seu filho tiver “DOM” para o esporte e se for a vontade dele.

“NÃO É NADA FÁCIL SER UM ATLETA PROFISSIONAL, MAS TAMBÉM, NÃO É IMPOSSÍVEL”.

JOSÉ ALADIR SOARES
(Repórter Sem Limites) Narrador
Comentarista e Crítico Esportivo
Colunista de Jornal




Nenhum comentário:

Postar um comentário