terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Ultramaratonista varginhense é campeão da BR 135


             O grande atleta Glenio de Moraes Carvalho, habitante de Varginha, além de ser um marido dedicado e de gerenciar a METTA STUDIO PERSONAL, é um dos poucos FINISHERS por três anos na BR 135 ULTRAMARATHON, considerada a corrida a pé mais difícil do Brasil e uma das mais duras do planeta.
            Na BR 135, participar da competição já é considerado uma vitória, pois não há inscrição aberta: os participantes são selecionados. O atleta precisa ser aceito pela banca examinadora, para, depois começar o processo efetivo de inscrição. Sendo assim, todos os que conseguem completar a prova são tratados como vencedores, sem exceção! Não existe pódio, premiação em dinheiro ou troféu, cada atleta que completa a prova dentro do tempo limite ganha sua medalha e a tão invejada e admirada camiseta FINISHER.

As batalhas pela vaga dos sonhos

            Apoiado pela METTA STUDIO PERSONAL, LÍDER SAÚDE, MEETMEBH e VILAPET VARGINHA, Glenio sempre esteve em busca da sua vaga na UTMB - Ultra Trail du Mont Blanc - outra das corridas mais difíceis e concorridas do mundo. Mas para tal efeito, os atletas precisam apresentar a pontuação de 15 pontos em corridas mundiais.
            O ultramaratonista conta que em dezembro de 2018 se viu com apenas 12 pontos em seu currículo, por isso, decidiu se inscrever na INSANE PICO DO GAVIÃO -100 km, onde poderia conseguir 4 pontos. Largada, meia-noite. No começo, o clima da noite parecia favorável, entretanto, faltando 20 km, ele estava em 7°, e começara a chover intensamente, cobrindo o Pico do Gavião com muita água e raios, levando ao cancelamento da prova.
            Diante desse empecilho, Glenio lutou e conseguiu apoio com a organização de outra prova onde poderia ganhar os pontos, a ULTRA DESAFIO DE Marmelópolis - 85 km.
Mesmo cansado com os treinos puxados, conseguiu o troféu de campeão da prova e os pontos para a UTMB. Entretanto os pontos não foram computados para o ano de 2019, mas foram garantidas pela organização chances dobradas para o ano de 2020.

2019 já rendendo ótimos resultados

            Logo em janeiro de 2019, já focado nos grandes ultramaratonas que teria pela frente, dia 17 foi para sua 3° BR 135 ULTRAMARATHON. Uma maratona que logo nas três primeiras provas se mostrava bastante complicada graças aos morros pesados e ao desgaste psicológico por saber que era apenas o começo. Todavia, na 4ª maratona, a insana recuperação física e psicológica de Glenio Carvalho surpreendeu: “só nós que estávamos lá e fizermos parte do trajeto sabemos como Glenio se recuperou e buscou uma pancada de atletas a frente, que já estavam andando com a pernas bambas e corpos desconcertados”, contam Renato, Rodrigo e Denilson (Pacer e apoio).
            O maratonista destaca o quão emocionante foi a 5ª maratona, “ver os carros acompanhando a gente correr e não acreditarem que estávamos correndo depois de 170 km foi incrível. A emoção foi tomando conta da gente e, assim,fomos a frente  dando risadas e nos divertindo como se fosse um treino. Com certeza isso marcou aquela  corrida, pois, quando já não tinha ninguém a nossa frente, fomos dominados por uma imensa euforia”.
            Nos últimos 18 km a natureza aplicou mais um capítulo físico e psicológico: correu sem água e comida, na parte mais difícil. Mas, conseguiu com trabalho em equipe e perseverança completar a prova. Foi o grande Campeão na sua categoria e, ainda, 26º geral entre feminino, masculino, dupla, quarteto. Agora, seu foco total é continuar dedicado aos treinos e em 2020 conseguir apoio para ir UTMB.



Nenhum comentário:

Postar um comentário