terça-feira, 11 de setembro de 2018

É preciso investir no esporte escolar


* Por Rodrigo Lopes
            A pouco menos de dois anos para os Jogos Olímpicos do Japão, em 2020, o Brasil ainda carece de políticas concretas de inclusão esportiva nas escolas. Somente por meio desse tipo de iniciativa será possível ampliar a oferta de atletas em condições de lutar por medalhas no futuro. Mas essa é a ‘ponta do iceberg’. O real valor de incentivar atividade física entre as crianças está em ajudar a transformar a sociedade para melhor, com indivíduos mais saudáveis, confiantes e solidários.
            NESCAU levanta essa bandeira e segue em frente. Nossa competição estudantil chega a quarta edição em 2018 maior, melhor e com novo nome. A LIGA NESCAU Jovem Pan reunirá mais de sete mil alunos de 300 instituições de ensino na disputa de 15 modalidades, incluindo seis adaptadas para pessoas com deficiência. A abertura da competição será dia 15 de setembro, no clube Sírio, em São Paulo. 
LINK
            Os números indicam o crescimento da LIGA NESCAU. A edição de 2017 reuniu 5 mil estudantes da rede pública, privada, ONGs e associações, clubes e demais instituições, na disputa de cinco modalidades: futsal, vôlei, basquete, handebol e atletismo. Para 2018, serão mais quatro: ginástica artística, natação, tênis de mesa e judô, acrescentando 2 mil participantes. Os atletas – meninos e meninas – competirão nas categorias pré-mirim (sub-12 anos), mirim (sub-14) e infantil (sub-16), além das atividades paralímpicas - atletismo, basquete sobre rodas, tênis de mesa, vôlei sentado, natação e judô.
            O elevado número de participantes em São Paulo faz da LIGA NESCAU uma das maiores competições estudantis do Brasil. Para efeito de comparação, os Jogos Escolares da Juventude, do Comitê Olímpico do Brasil (COB), espera receber cerca de seis mil atletas entre 12 a 17 anos na fase nacional, em novembro, na cidade de Natal, e pouco mais de mil alunos nas fases regionais. Números que se equivalem à iniciativa da nossa marca, líder no segmento de achocolatados em pó do Brasil.
            Inclusão é uma marca da LIGA NESCAU, uma das primeiras competições a unir esporte e paradesporto em um único evento. Acreditamos que todos devem ter as mesmas oportunidades. Por isso incluímos vivências paralímpicas na edição do ano passado e agora estamos ampliando essas atividades com seis modalidades adaptadas. A igualdade de direitos por gênero também é incentivada. Nas finais de 2017, por exemplo, foram disputadas corridas de revezamento misto – com equipes compostas por meninos e meninas.

*Rodrigo Lopes é gerente de marketing de bebidas da Nestlé
Divulgação ZDL
Foto: João Pires/Fotojump

Nenhum comentário:

Postar um comentário