sábado, 31 de março de 2018

Vereador pede doação do CSU para o Município


           Na Indicação Nº 109/2018, datada de 21 de março, o vereador Marco Antônio de Souza, do PRB, solicitou à Secretaria de Estado de Esportes de Minas Gerais – Seesp, comandada pelo PRB, para que seja verificada a possibilidade e tomadas as providências cabíveis para a doação do Centro Social Urbano ao Município de Varginha com o compromisso de o Município doar parte do imóvel à AVE- Associação Varginhense de Esportes.
            Localizado na Rua Xingu, no Bairro Santana, o Centro Social Urbano possui uma área de 6.332 m² (seis mil, trezentos e trinta e dois metros quadrados). O centro possui duas quadras, um campo society, vestiários feminino e masculino, dois banheiros, uma cantina que foi transformada em sala de artesanato) e 2.447 m² (dois mil, quatrocentos e quarenta e sete metros quadrados) de área livre.
            A AVE é uma organização sem fins lucrativos que atua na área esportiva e incentiva de forma imensurável os atletas do Município de Varginha. O objetivo principal da AVE é proporcionar às crianças e jovens de Varginha o aprendizado da prática esportiva, atuando como agente de desenvolvimento da cidadania e como elemento de inclusão social. Promove a educação, a saúde e o lazer prevenindo a marginalização, as drogas e a violência. 


HISTÓRICO
            Fundada em 18 de março de 2000 pelo Sr. Vitor Donizete Garcia e pelo Sr. Antônio Divino Miguel. Ambos já atuavam no meio esportivo como treinadores de outras equipes da cidade e sentiram a necessidade de criar uma equipe que tivesse uma identidade própria e que melhor se identificasse com o perfil dos seus fundadores. Assim, surgiu a AVE oferecendo a jovens carentes da cidade treinamento nas modalidades futebol de campo e futsal.
            No ano de 2002, através de um projeto de lei, a AVE foi reconhecida como de Utilidade Pública Municipal. O projeto foi aprovado por unanimidade pelos demais membros da Câmara de Vereadores e, devidamente sancionado pelo então prefeito Sr. Mauro Tadeu Teixeira, transformou-se na Lei Municipal n° 3.773, de 2002.
            O esforço e a dedicação de seus treinadores, atletas e colaboradores culminaram, no ano de 2015, com o recebimento de uma Moção de Aplauso desta Casa Legislativa, que reconheceu o relevante trabalho social desenvolvido pela associação.
            Em 2013 com aproximadamente 280 atletas, a AVE atingiu a marca de 1000 jogos realizados entre amistosos e oficiais. Naquele ano, através da apresentação de projeto de lei pelo Deputado Estadual Sargento Rodrigues, a AVE passou a ser de Utilidade Pública Estadual, através da Lei nº 21.113, de 2013.
            Desde o ano de 2014 a AVE conta com atletas de tênis de mesa. Os mesatenistas varginhenses associados à AVE têm se destacado nas competições municipais, estaduais e nacionais conquistando os primeiros lugares em inúmeros campeonatos engrandecendo o nome de nossa cidade.
            Esse fato foi reconhecido por esta Casa Legislativa que concedeu, no corrente ano, mais uma Moção de Aplauso à referida associação pelo brilhante desempenho dos atletas de tênis de mesa Lucas Paiva, Rodrigo Reis e Fernanda Reis.
            Uma das exigências que a associação impõe aos atletas é que estes estejam matriculados em escolas e comprovem frequência nas aulas. Seus organizadores acreditam que o esporte é um meio de educação e que, direta ou indiretamente, deve conduzir a criança ou jovem a este fim, através do desenvolvimento de capacidades de integração, disciplina, trabalho em equipe e autoestima e assim tenha o poder de educar para a vida, para valores e para competências a serem desenvolvidas.
            A formação de cidadãos tem seu início na infância, e precisa ser direcionada de forma consciente, para que se solidifiquem na fase adulta. Os projetos sociais cumprem papel de suma importância nesse processo oferecendo às camadas menos favorecidas oportunidades de inclusão social através de iniciativas e ações capazes de motivar a criança e o jovem afastando-os do mundo das drogas, da violência e da marginalidade.
            - Diante da importância da medida indicada, solicita-se que a Secretaria de Estado de Esportes envide todos os esforços necessários para o atendimento da presente Indicação que possibilitará a ampliação das atividades realizadas pela AVE no Município de Varginha -, finalizou o vereador.


Nenhum comentário:

Postar um comentário