segunda-feira, 6 de novembro de 2017

COLUNA DO ZECA - MITO OU VERDADE

Por: José Aladir Soares (Zéca)

VOCÊ PARTICIPA DOS JOGOS DO FIM DE SEMANA DOS VETERANOS E MADRUGADAS DA CIDADE?

            Muitas e muitas pessoas querendo preservar a saúde, a forma física, perder alguns quilinhos, estar sempre em forma e forçar um pouquinho o corpo, arriscando uma corridinha pelos gramados dos diversos campos da cidade, procuram os VETERANOS E MADRUGADAS.  São clubes sem fins lucrativos, com sede própria e com suas diretorias, com estatutos e tudo certinho, carregados de uma leva de associados que pagam paulatinamente suas mensalidades e ainda contribuem para a compra do tira-gosto pós-jogo.
            Muitos de seus participantes são pessoas idosas e outras que há muito tempo não correm atrás de uma bola, com a barriga avantajada e perna dura, pra não citar os pernas de paus (não sabem nada de bola e nunca jogaram), mas existem também aqueles que estão na ativa do futebol e são mais novos, cheios de energia e dão uma canseira danada nos menos experientes e mais velhos, mas tudo em clima de festa e em prol do companheirismo e da amizade, do prazer de estar participando novamente de uma PELADINHA e, faça chuva ou faça sol, ninguém se arrisca faltar. A maioria dos jogos acontece cedinho e muitos atletas até chegam de madrugada para garantirem um lugar no melhor time ou para desocupar mais cedo, sendo que a escolha, é na base do PAR ou IMPAR. O período do jogo varia de acordo com os participantes, de 40 minutos cada tempo, realizando a troca de jogadores, obedecendo a regra de 15 a 20 minutos de descanso para a reidratação. Todos levam suas chuteiras, meias, calções, sendo que a camisa e a bola são por conta do clube, mas é tudo muito bem organizado, assim como o pagamento das mensalidades para se manterem. De vez em quando, formam seleções para participarem de torneios contra outras entidades. O placar dos jogos é o que menos importa. 
LINK
            Segundo os especialistas do assunto (médicos), isso faz muito bem a saúde, mas primeiro, devem passar por uma avaliação, principalmente os que fazem uso de medicamentos.
            Como ninguém é de ferro, após os jogos, a maioria permanece no clube para tomar aquela “geladinha” e degustar as delícias dos tira-gostos, que é levado por um membro do grupo, cada semana é um, mas também tem os barzinhos que arrecadam uma graninha extra para a entidade e fornece tudo.
            Geralmente, nos fins de ano, ou em data comemorativas, promovem os “famosos rachas” entre SOLTEIROS CONTRA CASADOS, PAIS CONTRA FILHOS, DIRETORIA CONTRA CONVIDADOS, mas tudo se fazendo num verdadeiro clima de muita alegria e confraternização e o que é mais importante, com a participação da família.
            Se você ainda não faz parte de um clube desses de VETERANOS E MADRUGADAS, procure se informar melhor e faça sua inscrição como associado e participe. A bem da verdade, não é só futebol de campo, tem clubes com outras modalidades (tênis, basquete, vôlei, futsal, atletismo, natação, bocha, jogo de malha e muito mais, não importa a sua idade, mas importa a sua disposição.
            Para o futebol de campo temos: o Madrugada da Vila Barcelona, da Figueirinha, do Clube Campestre, da Cata-tudo, do Camisolão, do Três e meio,  do Canaã, da FL Smidth, do Solúvel. Da antiga CBC, da Pedreira Santo Antônio, do Agostinho do Hugo, da ex- Polo, Veterano dos Trinta, do Hélio Jorge, além de muitos outros espalhados por toda cidade e zona rural.
            ESPORTE É SAÚDE E SAÚDE VALE OURO. 

José Aladir. É repórter, comentarista, narrador,
critico, colunista e cronista esportivo

LINK

Nenhum comentário:

Postar um comentário