sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Prêmio “Boas Práticas de Educação Não Formal Rubem Alves”

           A 4ª edição do Prêmio “Boas Práticas de Educação Não Formal Rubem Alves” foi realizada pelo 4º período de Pedagogia do Grupo Educacional Unis em Varginha, na noite de 26 de outubro, no auditório do Campus I.
            A Educação não formal são processos educacionais organizados fora da lógica do sistema regular de ensino, ou seja, não segue um currículo pré-definido baseado nas normas e diretrizes do governo federal. Ao contrário, o conteúdo é definido a partir da vontade e das necessidades das pessoas envolvidas.
            As atividades educacionais, apesar de possuírem objetivos claros e bem definidos, são organizadas e estruturadas de maneira flexível. Apresenta um caráter complementar à educação formal, portanto não conferem graus ou títulos aos seus participantes, mas podem conceder certificados de aprendizagem obtida. 
            Rubem Alves nasceu no dia 15 de setembro de 1933 em Boa Esperança, no Sul de Minas Gerais e faleceu em 19 de julho de 2014 em Campinas, onde morava há anos. Rubem Alves foi um dos intelectuais mais respeitados do Brasil, publicou diversos textos em jornais e revistas do país e atuou como cronista, pedagogo, poeta, filósofo, contador de histórias, ensaísta, teólogo, acadêmico, autor de livros infantis e até psicanalista, de acordo com sua página oficial na internet.
            O autor afirmava que descobriu que podia escrever para crianças ao inventar histórias para a filha. Entre suas obras infantis estão: A volta do pássaro encantado; A pipa e a flor e A operação de Lili.
            Escreveu também sobre teologia, filosofia, educação, além de crônicas. 
            Sobre a paixão pela educação, escreveu: “Educar não é ensinar matemática, física, química, geografia, português”. Essas coisas podem ser aprendidas nos livros e nos computadores. Dispensam a presença do educador. Educar é outra coisa. [...] A primeira tarefa da educação é ensinar a ver. [...] Quem vê bem nunca fica entediado com a vida. O educador aponta e sorri – e contempla os olhos do discípulo. Quando seus olhos sorriem, ele se sente feliz. Estão vendo a mesma coisa. Quando digo que minha paixão é a educação estou dizendo que desejo ter a alegria de ver os olhos dos meus discípulos, especialmente os olhos das crianças". 
          Os homenageados foram selecionados após indicação e visita técnica as instituições de educação não formal pelos alunos do 4º período de Pedagogia. Foram selecionados educadores que desenvolvem um papel relevante no desenvolvimento da educação não formal, ou seja, educadores e instituições que ajudam os alunos a verem um mundo melhor.  São eles:
1-    Tamires Maximiniano Silva Marcelino – Projeto Arte Cotidiana/Três Pontas
2- Betânia Ponte Paravizo - CRAS – Centro de Referência de Assistência Social/Varginha
3-    Solange Diniz – Educação de Jovens e Adulto/varginha
4-    Jéssica Duarte Silva –Serviço Social e  Escotismo/Três Pontas
5-    Anderson Ranieri Massahud – Projeto Handebol/Semel Varginha
6-    Franciane Ferreira Gonzalves – Projeto Capoeira/Boa Esperança
7-    Igor de Castro Andrade – Escotismo/Varginha
8-    Bárbara Miranda Elizei – Projeto Dom/Varginha
9-  Jaqueline Mesquita da Silva Prado – Dança/Semel, EE. Coração de Jesus e Paróquia do Rosário Instituição de educação não formal homenageada
10-  Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez
            Parabéns aos alunos do curso de Pedagogia pela iniciativa, o evento foi brilhante e faz parte do I Simpósio Internacional de Educação - Grupo Unis.

Galeria de Fotos

(Informações e fotos gentilmente enviadas pela Profª Erondina Leal Barbosa)

LINK

Nenhum comentário:

Postar um comentário