sexta-feira, 7 de julho de 2017

Varginha - O Tempo da Arte de Correr

         Começou nesta quinta-feira, dia 06, e prossegue até 14 de julho, na Casa da Cultura a exposição “Varginha, O Templo da Arte de Correr”, do professor de educação física Lauro Cezar Santiago Sarto.
            A exposição retrata a história da Corrida de Jovens e Adultos de Varginha.

HISTÓRIA DA CORRIDA
No final de 2011, Lauro Cézar lecionava na Escola Estadual Afonso Pena com os alunos do ensino de jovens e adultos. Naquela ocasião, foi abordado por um aluno que lhe pediu um projeto esportivo que fosse realizado fora dos muros escolares.
No começo de 2012, Lauro Cézar formalizou a primeira comissão organizadora e deu inicio à divulgação da Corrida de Jovens e Adultos de Varginha, evento que teria como público alvo os alunos do ensino EJA da cidade.

A primeira edição contou com 120 participantes e percurso de 2,5km.

Em 2013, a prova ganhou força e passou a ser realizada na Praça da Fonte com um percurso de 5 km e média de público de 140 participantes. A EPTV fez cobertura do evento e a prova teve corredores até da cidade de São Paulo. A Corrida de Jovens e Adultos de Varginha passou a ser destaque no cenário esportivo nacional.
Naquele ano, a Câmara Municipal de Varginha sancionou a Lei nº 31/2013, colocando-a no Calendário Oficial de Eventos do Município, vindo a ser até o presente momento a única corrida oficial da cidade.
Em 2014 e 2015, a Corrida atingiu todas as classes, sendo a primeira a incluir atletas cadeirantes e com necessidades especiais, cumprido seu papel democrático, inclusivo e social.

No ano de 2016, a Corrida foi o primeiro evento esportivo a ser realizado no Via Café Garden Shopping.
Neste ano de 2017, o Professor Lauro Cézar, decidiu encerrar as atividades da corrida, visando em breve torná-la um belo projeto social, visando a prática esportiva de crianças, adolescentes e adultos, bem como pessoas com necessidades especiais.
- Corrida realizada por profissional formado e qualificado, corrida que seguiu todas as normas municipais, estadual e federal. Seiscentos participantes desde a sua primeira edição e um total de R$ 12.000,00 em investimentos -, comenta Lauro.
 
LINK
HISTÓRICO DO FUNDADOR
Lauro Cézar Santiago Sarto, graduado em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Vale do Rio Verde - UNINCOR, Três Corações no ano de 2012. Já lecionou em diversas escolas e projetos sociais da cidade.
Nascido e criado em Varginha, é filho de Lauro Sarto e Elizane Maria Santiago Sarto. Seu avô, Sebastião Felipe Santiago, foi Rei Momo durante 20 anos, secretário de obras e um dos idealizadores do Projeto Viola no Bar.
Atualmente, Lauro Cézar leciona na FUVAE com educação especial inclusiva.

MENSAGEM FINAL
Cumprimos a nossa missão com a cultura e o esporte da cidade.
“FELIZ O HOMEM QUE AO FINAL DA VIDA NÃO POSSUI NADA MAIS DO QUE TUDO AQUILO QUE COMPARTILHOU COM OS SEUS SEMELHANTES”


Nenhum comentário:

Postar um comentário