segunda-feira, 3 de julho de 2017

Coluna do ZECA – MITO OU VERDADE

Histórias do Futebol
Pra você, quem foi, ou quem é o melhor jogador do mundo?
Quando falamos, pensamos, assistimos e jogamos futebol, logo vem em mente, o gênio, o mito, o super, o eterno, o rei PELÉ.
Não existe no planeta, alguém que nunca tenha ouvido falar nele, alguém que nunca o tenha conhecido, alguém que nunca o assistiu jogando futebol pelo Santos, Seleção Brasileira, ou pelo Cosmo de Nova York, enfim, é difícil alguém não saber quem é ou quem foi PELÉ, cujo nome completo é: Edson Arantes do Nascimento, nascido na cidade de Três Corações, Sul do estado de Minas Gerais e, que até hoje, segundo milhões e milhões de opiniões, ainda não foi superado.

Apesar de respeitar outros monstros sagrados do futebol dentro das quatro linhas, como: Garrincha; Basten, Ronaldo Fenômeno; Platini; Romário; Rivaldo; Ronaldinho Gaúcho; Figo; Maldini; Zidane; Zico; Maradona; Raul; Matthaus; Gullit; Beckenbauer; Eusébio; Cafu; Puskas; Cruyff e tantos outros que chegaram perto do rei, que aprenderam com ele, mas que nunca o superaram.
LINK
A história de Pelé é tão incrível que em certos momentos nem acreditamos. Veja alguns relatos de sua contribuição para o futebol do Brasil e do Mundo todo:
Edson Arantes do Nascimento, PELÉ, é o maior jogador da história do futebol do mundo. Pelé é o único jogador que marcou 1.282 (mil duzentos e oitenta e dois) gols, só numa temporada, ele balançou as redes por 126 vezes (cento e vinte seis). Ele conquistou 60 (sessenta) títulos, como jogador profissional. Foi o mais jovem atleta, a sagrar CAMPEÃO MUNDIAL DE SELEÇÕES, com apenas 17 (dezessete) anos de idade, em 1958. Foi também, o mais jovem, com 21 (vinte e um) anos a se tornar BI-CAMPEÃO MUNDIAL DE SELEÇÕES, em 1962 e, ainda se consagrou como TRICAMPEÃO DE SELEÇÕES e marcou gols em quatro copas do mundo.
Existem também histórias negativas sobre o Rei do futebol de que ele era um jogador violento e revidava as faltas e, que em 02 (duas) ocasiões, chegou a quebrar a perna de seus adversários.
Por outro lado, PELÉ conseguiu parar uma guerra Civil no Congo Belga, em 1969. As batalhas foram interrompidas para que todos assistissem o Rei jogando. Outro episódio aconteceu na Colômbia, onde Pelé foi expulso de campo por reclamações e a torcida ficou tão revoltada que centenas de torcedores invadiram o campo e expulsaram o juiz e trouxeram Pelé de volta e a partida se reiniciou normalmente. Existem muitas outras histórias verídicas sobre o Rei do futebol. Você já ouviu falar de outras? Conhece alguma? Passe para gente divulgar e enriquecer ainda mais nosso conhecimento sobre futebol.
É importante frisar que essa história sobre Pelé, é a opinião de milhares de pessoas, mas pode não ser a sua e, nós a respeitamos e concordamos plenamente, pois cada um tem o seu jeito, seu modo de pensar e ver as coisas. No entanto, esse é o objetivo desta nossa coluna MITO OU VERDADE.
José Aladir é repórter, comentarista, narrador, 
critico esportivo e colunista de jornais.
MTB número 0008007/MG – desde 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário