terça-feira, 11 de julho de 2017

Colégio Marista realiza a XVIII edição do JIM

         De 08 a 14 de julho, o Colégio Marista Varginha realiza a décima oitava edição dos Jogos Internos Maristas. No último sábado (08), aconteceu a Cerimônia de Abertura, que surpreendeu o público de pais, familiares, visitantes e educadores com as apresentações das equipes “Amazônia” e “Pantanal”, nas cores Laranja e Azul, respectivamente.
            Este ano, o tema dos jogos é: “Consciência coletiva, natureza vencedora”, que tem como inspiração a Campanha da Fraternidade que traz a temática “Fraternidade: Biomas brasileiros e defesa da vida”, e lema “Cultivar e guardar a Criação”. A partir do tema do JIM e da Campanha, as equipes exploraram as características dos biomas Amazônia e Pantanal e a realidade vivenciada pela população, animais típicos e índios das regiões. Os movimentos sincronizados, a referência histórica e a composição artística foram cheios de criatividade, contagiando o público durante a abertura. 
            Ainda na abertura, as apresentações da equipe de Pastoral, de colaboradores maristas, de pais e da “Escola de Danças e Acrobacias Aéreas – Elaine Nascimento” deixaram na lembrança de pais, convidados e estudantes a beleza, o dinamismo e a sincronia do trabalho em equipe.

            O momento do acendimento da Pira Olímpica fechou a Cerimônia de Abertura com chave de ouro. Por meio de movimentos ritmados, representando os povos indígenas presentes nos dois biomas, o grupo de dança do SeAC (Serviço de Arte e Cultura) abriu caminho para a entrada da Pira, que foi acesa por representantes das duas equipes.
            O objetivo principal dos Jogos Internos é oferecer aos participantes oportunidades de aprendizagem acadêmica sobre a prática esportiva por meio de um projeto interdisciplinar. Além disso, o JIM possibilita o enriquecimento e a troca de experiências entre os estudantes, valorizando a diversidade e potencializando a inclusão de todos com ênfase no processo participativo em detrimento à competitividade.
            Até 14 de julho, dia em que os jogos serão encerrados, os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio participarão das competições esportivas nas modalidades: futsal, futebol de campo, handebol, basquetebol, voleibol, peteca, atletismo (salto em distância e salto em altura), badmington, tênis de mesa, dama e xadrez. As turmas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I também realizarão práticas esportivas e gincanas interativas com as famílias.
            De acordo com o Coordenador do SETE (Serviço de Escolinhas e Treinamento Esportivo), Jorge Augusto Ferreira Morimoto, este será um momento de socialização e valorização do esporte. “Espero que com os Jogos os estudantes vivenciem a cultura do esporte, sabendo conviver com as vitórias e as derrotas, desenvolvendo o aspecto esportivo e social”, ressalta.
Com assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário