segunda-feira, 24 de abril de 2017

Moto: Uma paixão de família

               Uma foto durante a última etapa do Campeonato Sul Mineiro de Motocross no início de abril, em Varginha, resultou em muitas curtidas e comentários no Facebook. E o Jornal PODIUM foi conhecer um pouco mais da história dessa família apaixonada pelas “duas rodas motorizadas”.
            O grande responsável por essa história é o pai, Genésio Pinto Silva Jr (Genesinho), que desde sua adolescência era encantado por motos de velocidade, mas na época, sua realidade era atuar como “o primeiro motoboy da oficina do pai”. Desde os 15 anos de idade, a namorada Rosana - hoje esposa - sempre foi a companheirona de viagens, encontros de motos e eventos de motoclubes.
            Com a chegada dos filhos, o fascínio pela adrenalina abrandou e, durante uma viagem à Aparecida do Norte/SP, começou a se interessar por trilhas.
Apaixonou-se pela nova modalidade e começou a participar de enduros e trilhas em toda região. Até um dos passeios mais famosos do Brasil, nas dunas do Maranhão.

GABRIEL LELO
            O primogênito começou pela bike, na pista de bicicross. Talvez até, inconscientemente, para “vestir” roupa idêntica ao pai. Aventurou-se pelo ciclismo “speed”, mas logo migrou para o BMX Radical - manobras e saltos.
Com 11 anos de idade, Lelo - como é conhecido entre os amigos - ganhou a primeira moto e “saiu da garupa” para conquistar o espaço de “companheiro de aventuras”.
Alguns anos mais tarde, foi ajudar na construção de uma pista de trilha, ao lado do motódromo do Imaculada, e resolveu tentar alguns saltos e percebeu que “sua praia” era na verdade o motocross.
Na primeira competição - algumas semanas depois do primeiro contato com o motocross - Gabriel correu com uma moto emprestada, pois havia quebrado a sua durante um curso e mesmo assim, saiu-se muito bem.
Embora acredite ter começado tarde no motocross, atualmente, aos 17 anos, vem se destacando nas competições e sagrou-se campeão da categoria Importada Iniciante da 27ª edição do Campeonato Sul Mineiro de Motocross.
JOÃO PEDRO
            Com 11 anos de idade, o caçula João Pedro é quase um veterano das trilhas sul-mineiras. Desde pequeno acompanhava o pai e o irmão, e com apenas 9 anos já conseguia pilotar sozinho na trilha dos Tachos.
            A primeira aventura de gente grande foi a tão temida Serra de Três Pontas. Desafiado pelos companheiros, João Pedro completou o percurso sozinho logo na segunda tentativa.
            O garoto também participa de competições de motocross, mas sua a paixão é trilha. Simpático e cativante, ele explica que gosta da natureza e da companhia da família em suas aventuras.
Momentos família
Certamente são esses momentos de lazer e aventura em família que valem ser vividos. João Pedro lembra-se de quando Rosana participou de uma trilha ao “Ventilador”: “Ela foi de Honda Biss e conseguiu”.
Outra aventura memorável para os garotos é o Passos Motorcycles. Eles contam que o pai já participou de três edições. “A primeira vez ele foi sozinho, no ano seguinte levou o Gabriel e eu fui no ano passado”, contou João Pedro anunciando que este ano toda a família aguarda ansiosa e unida.
A grande preocupação dos pais é em relação à segurança. Genesinho enfatiza que no esporte de aventura é necessário manter o equilíbrio com uma dose certa de cautela. “Não se pode perder o medo totalmente”, ressalta aos garotos.
“Não sei jogar bola, nosso esporte de família é a moto”, finalizou.
 Confira algumas imagens

Link para fotos sem acessar facebook

Vídeo João Pedro na Serra de Três Pontas

Um comentário: