quarta-feira, 8 de março de 2017

Pílulas de Coaching

Coluna DESENVOLVIMENTO HUMANO E COACHING
Por: Cassio Quintão

            O Coaching é um processo que ajuda o indivíduo a identificar suas metas e construir o seu futuro. O Coach, em conjunto com o Cliente, explora o presente e projeta o futuro, estruturando recursos para a superação dos desafios. É uma profissão que está em franca expansão para ajudar as pessoas em suas vidas profissional e pessoal. Suas habilidades podem ser incorporadas em outras profissões, tais como mentoria, aconselhamento, consultoria, etc.
            A essência do coaching é ajudar as pessoas a mudarem suas vidas direcionando seu foco e energia para as metas e objetivos que querem alcançar. O coaching dá suporte às pessoas em todos os níveis para que se tornem o que querem ser e obtenham o melhor de si próprias, direciona seus esforços, constrói conscientização, potencializa opções e leva a mudanças; busca maximizar seus resultados.
Publicidade
            A maior aceitação do coaching deve-se à influência de Timothy Gallwey. Gallwey, técnico de tênis, publicou em 1970 o livro‘The Inner Game of Tennis’, ele apresentou o coaching esportivo de um modo muito mais amplo, com técnicas universalmente relevantes onde o Coach ajuda a pessoa a atingir sua melhor performance. Para Gallwey "Cada jogo se compõe de duas partes: um jogo exterior e um jogo interior. O primeiro é jogado contra um adversário para superar obstáculos externos e atingir um objetivo igualmente fora de nós. O jogo interior se desenrola na mente do jogador e é jogado contra obstáculos como falta de concentração, nervosismo, falta de confiança em si mesmo, autocrítica – todos os hábitos da mente, enfim, que inibem a excelência do desempenho”. As pessoas devem superar aqueles hábitos mentais que inibem sua melhor performance.
            Apesar de tradicionalmente associado a esportes - todo atleta proeminente tem um coach – nos últimos anos, o coaching tornou-se aplicável a todas as áreas e em todos os aspectos da vida. Agora é bastante comum alguém ver um coach ajuda-lo a atingir suas metas pessoais e profissionais, dar suporte a sua transição de carreira ou ajuda-lo a potencializar suas capacidades e competências.
Alguns benefícios do coaching:

1) Para o Indivíduo
            a. Se tornar mais produtivo maximizando a performance;
            b. Ser mais confiante e ter clareza de seus valores e seus objetivos;
            c. Foco - ir na direção de suas metas, vivendo seus valores;
            d. Melhor adaptação às mudanças e flexibilidade;
            e. Se tornar a pessoa que deseja ser;
            f. Progresso profissional e melhores perspectivas de longo prazo;

2) Para a Organização
            a. Compromisso da empresa com o desenvolvimento de seus funcionários;
            b. Otimização do trabalho de equipe e moral mais elevado do grupo;
            c. Reduz o custo de re-treinamento;
            d. Ajuda na retenção dos colaboradores; 
            e. Aumento da produtividade e dos lucros;
            f. Forma equipes mais fortes e eficazes


Cassio Quintão
CEO na Primasea
International Coaching Certificate
Master Practitioner – Programação Neurolingüística
Advanced Mind Control – Silva Method
E-mail: cassioqvm@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário