terça-feira, 21 de março de 2017

JEMG – Seletiva Municipal de Xadrez

A Etapa Municipal dos Jogos Escolares em Varginha recomeçou ontem, dia 20, com a seletiva de xadrez. No final de 2016, a Semel realizou as disputas de basquete, futsal e vôlei.
            Alunos/atletas de cinco escolas participaram da competição que garante vaga na Microrregional. Confira os selecionados:
No Módulo I (12 a 14 anos)
Feminino: Kamylle (EE Gabriel Penha Paiva); Bianca Lima (Colégio Inova) e Ana Cláudia (Santos Anjos).
Masculino: Gabriel Vinhas (Santos Anjos); Caio Andrade (Logos Colégio e Curso); Otávio Vinhas (Santos Anjos) e Henrique Montecelli (Logos Colégio e Curso).
No Módulo II (15 a 17 anos)
Feminino: Maria Júlia Veloso (Logos Colégio e Curso); Nathália Caldin (EE Gabriel Penha Paiva) e Analuiza Corrêa (Logos Colégio e Curso).
Masculino: Breno Jr. (EE Domingos de Figueiredo – Industrial); André Lefon (Logos Colégio e Curso); Caio Alves (EE Gabriel Penha Paiva) e Wandres Fraire (Colégio Inova).

A ginástica da inteligência
O xadrez é o segundo esporte mais praticado no mundo.
Esporte? Isso mesmo! Reconhecido como esporte pelo Comitê Olímpico Internacional, a modalidade pode ser incluída no programa dos Jogos Olímpicos a qualquer momento.
O jogo envolve competição, alto rendimento, desempenho mental, é baseado em regras e possui uma entidade reguladora.
O xadrez tem como principais benefícios o estímulo da memória, aumento da capacidade de concentração e velocidade de raciocínio. Além disso, desempenha um forte papel socializante, já que sua filosofia não interpreta a derrota como fracasso e nem a vitória como sucesso.
            Trata-se de um esporte bastante democrático e abrangente, sem distinção. Todos podem jogar com todos. Meninos jogam contra meninas, pessoas mais velhas enfrentam os mais novos. O xadrez permite essa interação.
            Mas, infelizmente, parece que está perdendo espaço para os equipamentos eletrônicos. Isso não ocorre apenas com o xadrez, mas com o esporte em geral. A tecnologia tornou-se uma grande adversária da prática esportiva, extremamente mais atrativa e cômoda aos jovens e também aos pais.
Por outro lado, a internet revolucionou o xadrez, colocando o tabuleiro do plano horizontal para o vertical. Mas a comodidade de jogar em casa (online), com várias opções e níveis variados, afastou o intercâmbio social entre os jogadores, minguando os famosos encontros de enxadristas.

Clube Varginhense de Xadrez
Fundado em 1948, o Clube fica na antiga sede da SEDUC, Rua Delfin Moreira nº 293, com encontros as terças e quintas a partir das 19h. O presidente, Sr. Cairo Nunes, explica que o Clube auxilia enxadristas menos experientes, orientando em aberturas, meio jogo (táticas e estratégias) e finalizações.
            Cairo defende o xadrez em três áreas:
* Como jogo, o xadrez é esporte, competição, expectativa, higiene mental e repouso.
* Como ciência, é técnica, estudo, pesquisa, imaginação, descobrimento e invenções.
* Por fim, como arte, é beleza, emoção e felicidade.
E finaliza, filosofando: “Já se disse que a vida não é suficientemente longa para o xadrez. O defeito é da vida, não o xadrez”.

VEJA A GALERIA DE FOTOS: CLIQUE AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário