segunda-feira, 6 de março de 2017

Instituto Bola Preta pode encerrar atividades

A semana começa com uma triste notícia: o encerramento do projeto social Escola de Futebol do Instituto Bola Preta, em Elói Mendes.
O projeto conta com mais de 400 alunos, profissionais nas áreas de treinamento e saúde, usando métodos atualizados e dinâmicos para o ensino do futebol às crianças e jovens na faixa etária de 6 a 17 anos. Desde sua criação, em 2004, já apoiou centenas de jovens com muita seriedade e profissionalismo.
Aberto a crianças e adolescentes que queiram desenvolver suas habilidades físicas, esportivas e sociais, o ensino é inteiramente gratuito e não há taxas de inscrição ou mensalidades.
O INSTITUTO
O Instituto Bola Preta é uma associação sem fins lucrativos, tendo como presidente o empresário Ricardo Xavier, que engloba um fantástico projeto social na forma de Escola de Futebol e também o Bola Preta Futebol Clube, com o Centro de Treinamento Urubola.

            Possui uma estrutura comparada aos dos grandes clubes do Brasil, ocupando uma área de mais de 200 mil metros quadrados, incluindo campos oficiais, quadras, piscinas, academia, sala de fisioterapia, vestiários, salão de jogos, auditório, biblioteca, estacionamento e muito mais, com áreas extremamente arborizadas, cujo paisagismo converte o local em um verdadeiro paraíso para se praticar esportes e também para concentração e relaxamento.

COMISSÃO TÉCNICA
Luciano Lemes (técnico Sub 15 e Sub 17), Robisley Freitas (técnico Sub 13), Marcio Araújo (preparador físico), Rafael Junqueira (fisioterapeuta), Larvim (estagiário), Gabriel Bernardes (preparador de goleiro) e Clodoaldo.

METODOLOGIA
Para se tornar aluno não é preciso ter experiência ou habilidades no futebol, pois recebem todo o treinamento na própria escola. Os requisitos exigidos são: seriedade, força de vontade, dedicação, espírito competitivo e respeito à liderança e aos colegas, além da obrigatoriedade do comprometimento escolar.
Ainda é uma oportunidade para os mais talentosos, que gostariam de seguir carreira como jogadores profissionais. A administração mantém contato com observadores, que eventualmente visitam o projeto para a identificação de talentos.
O Instituto Bola Preta também promove vários subprojetos visando o desenvolvimento educacional de seus alunos.
            Um deles é o projeto "Bom de bola, bom de escola", que premia os alunos que conseguem boas notas escolares e também apresentam bom comportamento escolar e familiar. Para isto, a equipe faz acompanhamentos semestrais, pesquisas e entrevistas na escola e na residência de cada aluno.
            Outro projeto que merece destaque é o Xadrezbol, onde os alunos recebem aulas e treinamento de xadrez com um profissional, realizando torneios e campeonatos internos e externos. Também tem o projeto de incentivo à leitura, contando com uma Biblioteca com mais de 2 mil livros destinados a todas as idades.

APOIO FINANCEIRO
A Associação Instituto Bola Preta possui Título de Utilidade Pública Federal, fato que facilita parcerias com o poder público.
            Em 2015 e 2016, a Prefeitura de Elói Mendes auxiliou a entidade para participação no Campeonato Sul Mineiro de Futebol, com pagamento de taxas de arbitragem, taxa de inscrição, taxas em avanço de fases, lanches e transporte.
            Possuem também alguns apoios de empresas. Mas vale ressaltar que a estrutura e trabalho fornecido demandam grandes investimentos. E por atender crianças e jovens de várias cidades da região, seria providencial um apoio efetivo do poder público estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário