quinta-feira, 30 de março de 2017

Gabriela “Cubinho” visita Projeto Atletas do Futuro no ginásio do Logos

Uma das maiores revelações do vôlei varginhense, Gabriela Martins – a Cubinho, está na cidade e ontem, 29 de março, fez questão de participar do treinamento da equipe do Projeto Atletas do Futuro, no ginásio do Colégio Logos.
            A bela jogadora de 21 anos é referência para as jovens atletas do Professor André Pereira, que também almejam seguir carreira no esporte. Cubinho compete a Superliga B pela equipe de São José dos Pinhais/PR.
            Começou na escolinha da Semel, com José Braga, e logo foi encaminhada para a equipe de treinamento na Fuvae, onde despontou nas mais diversas competições de base.

Sua primeira convocação para a Seleção Brasileira Infanto foi durante um amistoso, onde Varginha perdeu no tie break. “O técnico Mauricio Thomas se encantou com o jogo dela”, lembra André.
Publicidade
A varginhense conquistou a posição de “central” por quatro anos seguidos. Vice-campeã no Sul-americano 2012, no Peru; 3º lugar no Campeonato Mundial 2013, na Tailândia; Campeã 2014 no Sul-americano Juvenil, na Colômbia e Vice-campeã no Mundial 2015, em Porto Rico.
            Em 2013 Cubinho foi para equipe Amil/Campinas, do técnico José Roberto Guimarães, atuando ao lado de feras do vôlei brasileiro, como Walewska, Tandara, Natália, Carol Gattaz, entre outras. Passou pelo Minas, Pinheiros e Cascavel.
No ano passado, atravessou um período difícil, sofreu uma lesão no joelho e precisou passar por cirurgia. Ela conta que precisou de muita garra e força interior para não desanimar e com muita determinação voltou às quadras, com atuações destacadas na Superliga B 2017.

Pedras no caminho
            O técnico André brinca que a história de Gabriela pode ser definida como o “patinho que virou cisne”: a garotinha magrinha que conquistou destaque no vôlei nacional.

            Engana-se quem imagina que foram somente flores pelo caminho. A primeira tentativa em uma grande equipe durou apenas um mês. Com apenas 13 anos de idade, Gabriela conseguiu vaga no Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte, mas não conseguiu adaptar e voltou.
            Ela conta que as experiências na Seleção Brasileira foram fundamentais para seu amadurecimento como atleta e engatilhar na carreira profissional.
            Em 2013, enquanto estava em Tóquio em aclimatação para o Mundial, veio o grande desafio: o falecimento de seu pai. Zezão, ex-funcionário da Prefeitura de Varginha, era seu maior incentivador no esporte, sonhava ver a filha numa olimpíada. E foi pensando nele que Gabi deu seu melhor na Tailândia.

Gratidão e incentivo
Gabriela conta que no começo não imaginava chegar onde está. E destaca que sempre teve incentivo da família e do treinador varginhense. “André insistiu muito comigo, me incentivava e cobrava, sabia que eu tinha potencial”, conta.
            Sempre que vem à Varginha, a jogadora comparece aos treinos, conversa com as alunas, incentiva e muitas vezes, doa material (joelheiras, tênis, camisetas, agasalhos).
            André também comemora as visitas de sua “pérola”. Seu projeto, Atletas do Futuro, já contou com outras atletas de ponta, como a campeã olímpica Fernandinha, Janaína Petit, Natália Martins, mas Cubinho “nasceu” do seu trabalho e cresceu!
E hoje, ninguém duvida que conseguirá avançar ainda mais. Potencial e torcida, ela tem de sobra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário