quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

“Qual é o seu esporte?” com Daniela Borges Tavares

Nome: Daniela Borges Tavares
Idade: 43 anos
Filhos: Yuri e Vitor
Marido: Sol Oliveira Pinto – Professor de Educação Física
Esporte favorito: Ginástica Artística

Como, quando e porque começou a praticar?
            Conheci a ginástica artística quando fiz faculdade de educação física. Foi quando comecei a praticar com ajuda de alguns amigos que na época, já eram professores desta modalidade e simplesmente me apaixonei pelo esporte. Desde então, não parei mais de trabalhar com a ginástica.
Formei em Educação Física e fiz especialização em Muzambinho. De 1990 a 1994. Ministro aulas e treinamentos desde 1992.
Participou de competições?
Sim, Jogos Regionais do Estado de São Paulo, Jogos Universitários da USP.
Depois deste início fiz várias capacitações na área de Ginástica Artística: Fluminense Futebol Clube, Clube Regatas do Flamengo, Axce Sport Clube - Rio de Janeiro e outros em Belo Horizonte, na UFMG e Federação Mineira de Ginástica.

Defenda esse esporte:

Sou suspeita para falar sobre minha modalidade preferida, mas, realmente é verdade quando digo que é um esporte completo, pois, desenvolve todas as qualidades físicas como flexibilidade, equilíbrio, força, resistência, coordenação motora, agilidade, velocidade, ajuda no desenvolvimento das capacidades psíquicas como tomar decisões, ter confiança em si mesma, desenvolve a criatividade, ajuda na memorização, na concentração e principalmente o aspecto social, fazendo com que crianças e adolescentes respeitem seus colegas, se ajudem e tenham uma convivência em grupo de forma saudável.
Então, como não participar de uma modalidade tão rica como a Ginástica Artística, que além de todos os benefícios tem uma grande beleza nos movimentos e se torna emocionante para os alunos quando conseguem realizar os elementos.

Fale do seu projeto de ginástica artística:
O Projeto de Ginástica Artística e Acrobática é uma realização da Prefeitura Municipal de Varginha, da Fundação Cultural, do Comic-Conselho Municipal de Incentivo à Cultura e da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, também com apoio e parceria da Semel e empresas da cidade.
O Projeto teve início em 2005 com cerca de 50 alunos; durante alguns anos alcançamos 160 alunos, foi quando tivemos a oportunidade de trabalhar com mais profissionais, hoje temos cerca de 60 alunos divididos em quatro turmas.
As aulas são realizadas duas vezes por semana e são realizadas no espaço da Semel que sempre nos apoiou e manteve sua parceria durante todos estes anos, que foram muito importantes para o crescimento e conhecimento da modalidade na cidade, pois com nossas apresentações e competições que participamos tivemos a oportunidade de mostrar nosso trabalho, que é feito com tanto carinho, dedicação e profissionalismo e também mostrar a todos que temos muitas crianças e adolescentes talentosos.
Hoje nosso projeto tem duas professoras: Daniela Borges Tavares - empreendedora do Projeto e Tássia Cazelato Alves.
Quanto ao talento dos nossos alunos, todos são excelentes, alguns despontam mais que outros por terem habilidades específicas mais desenvolvidas para a ginástica, alunos que já ganharam medalhas em campeonatos e alunos que não tiveram a oportunidade de disputar competições devido ao pouco tempo de treinamento.

Pratica outras modalidades?
Pratico musculação e Ginástica Funcional.

Fale sobre a importância do esporte na sua vida:
O esporte ou atividade a atividade física é essencial na minha vida, pois melhora minha capacidade física, me deixa bem, com alto astral, me relaxa, me dá força para desenvolver sempre bem o meu trabalho, limpa minha mente de qualquer tensão ou preocupação, deixa meu corpo saudável e com uma boa estética.

Fale do esporte na rotina da sua família:
Na minha família todos praticam alguma atividade física, principalmente porque eu e meu marido somos professores de educação física e sempre nos preocupamos com a educação esportiva de nossos filhos, não nos preocupamos com a competição em si, mas, cuidamos para que a atividade física se tornasse um hábito prazeroso na vida deles.

Esporte que gosta de assistir na tv:
Publicidade
Gosto de saber sobre atletismo, Judô, lutas em geral, gosto de ver todos os esportes, quando tenho tempo.

Ídolo esportivo?
Hoje gosto muito de um ginasta brasileiro, Arthur Zanetti.

Lembrança marcante de um fato esportivo?
A primeira lembrança que me vem foi quando meus filhos ganharam em competições de ginástica, assim como vários alunos meus, isto pra mim foi e é um grande fato, pois é o resultado de todo esforço e trabalho que realizamos juntos.

Opinião sobre a política esportiva no Brasil:
Acho que o investimento nas categorias de base é muito pequeno. Pois o Brasil é um país com política esportiva que não beneficia verdadeiramente seus talentos, professores e projetos esportivos relevantes.

Opinião sobre a ginástica:
Enfrentamos muitas dificuldades: conseguir equipamentos específicos para esta modalidade; a necessidade de ter muito tempo disponível para os treinamentos em um local que tenha um espaço somente para a ginástica, que seja grande e tenha uma altura suficiente para acomodar os equipamentos que são pesados e muitos devem ser fixos no solo; apoio financeiro para divulgação do esporte e uniformização dos alunos, muitos não tem condições de arcar com os custos e verbas para podermos participar de mais competições estaduais.
Quanto a beleza é um esporte que precisa de muita técnica para alcançar a perfeição, de elegância, de força nos movimentos, de criatividade, de originalidade, enfim são vários aspectos que unidos demostram toda a beleza do esporte .
 Publicado originalmente na Edição 81, em 12/09/2015.

Um comentário: