sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Prefeitos de Itajubá e Varginha propõem mais uma entidade esportiva

A primeira reunião da Frente Esportiva Minas Brasil, tendo a frente as prefeituras de Itajubá e Varginha, aconteceu na cidade de Varginha, no dia 15 de fevereiro, na Semel.
            Segundo as informações enviadas pelo Secretário de Esportes de Itajubá, Sr. Junior Fraga Bastos, a Frente Esportiva Minas Brasil nasce da intenção de rediscutir o esporte na região, bem como desenvolver e apoiar as prefeituras associadas nas estratégias em gestão e política pública esportiva junto ao Governo Estadual, Federal e iniciativa privada.
            Ele diz que a iniciativa partiu dos Prefeitos Rodrigo Riêra, de Itajubá, e Antônio Silva, de Varginha, e tem como representantes ainda o Secretário de Esportes de Varginha, Henrique Lemes e o professor Jaime Macedo, além da cidade de Capitólio com seu Prefeito, Secretário Chico e a professora Valéria.
Publicidade

Proposta concreta
            O Jornal PODIUM buscou informações do diferencial da nova entidade diante de tantas outras na região. Começamos por Varginha. O Prefeito Antônio Silva disse não ter conhecimento da iniciativa e nos orientou para um contato direto com o Secretário Henrique, que não participou da reunião devido a compromissos externos.
            Henrique confirmou que autorizou a utilização do espaço físico da Semel, embasado na justificativa do servidor Jaime Macedo de que Varginha estaria geograficamente melhor localizada, diminuindo as distâncias dos convidados. Jaime, por sua vez, nos orientou a aguardar contato de Itajubá. Junior Fraga prontamente nos telefonou, enviou release e se dispôs a mais esclarecimentos.
            Questionado se será uma entidade oficial e registrada, ou apenas um grupo de ajuda, Junior Fraga confirmou que será uma associação de direito privado, sem fins econômicos e lucrativos, com CNPJ.
Com relação a sua manutenção, confirmou que haverá cobrança aos filiados: taxas de anuidade, de arbitragem e outras ainda sendo definidas.
            Disse que a “linha de frente” da entidade é auxiliar prefeituras filiadas, através das secretarias ou departamentos municipais de esportes com consultoria, assessoria e agenciamento para captação de recursos.

Modelo Esportivo de Competições
Publicidade
A nova entidade também realizará competições esportivas. Em março será lançado o Modelo Esportivo de Competições que priorizará as categorias sub 17 e sub 15, nas modalidades atletismo, basquetebol, futsal, futebol, handebol, judô, natação, voleibol e xadrez, masculino e feminino.
            “Outra iniciativa é o alinhamento com ligas regionais importantes da região, como a LIDARP, LIDAE, Liga Sul Mineira de Desportos, AROA/ASSEMG e a Liga Sul Mineira de Voleibol, vinculada à FMV, além dos trabalhos com as federações esportivas do Estado e a Secretaria de Estado de Esportes”, disse o Secretário Itajubense.
            Questionado sobre a exclusão da Assesmig em sua citação acima, respondeu: “o papel da nossa associação difere da Assesmig; a Assesmig só faz jogos; nós, não; seremos gestores dos nossos trabalhos; faremos gestão pública esportiva”.

Dissidência
A Assesmig é a entidade que realiza os Jogos da Juventude desde 1990, a competição mais importante e tradicional do Sul e Sudoeste de Minas. Varginha é a cidade com o maior número de títulos de Campeã Geral, fato extremamente comemorado e divulgado a cada conquista.
Junior prefere não rotular a nova entidade como uma união de dissidentes após a derrota na eleição de dezembro. Justificou que entre as cidades que compareceram à reunião na Semel - assim como outras que manifestaram interesse no projeto -, muitas não são filiadas à Assesmig.
            Afirmou que outro diferencial será a busca de parceiras com emissoras de televisão, jornais e mídias sociais: “Difundindo o esporte em toda região, estado e Brasil”.

Opinião geral
            O Jornal PODIUM procurou ouvir a opinião de gestores, técnicos e atletas. Para não haver constrangimentos desnecessários, nos comprometemos em mantê-los no anonimato, fato que facilitou nossas conversas.
Destacamos três opiniões divergentes da proposta:
* Gestor municipal: “participa da Lidarp e não vê fundamento em associar, pois seriam duas taxas”.
* Técnico desportivo: “o tiro pode sair pela culatra; a saída de Varginha do Joju dará mais condições de título geral a outras cidades que não tem equipes em todas as modalidades”.
            * Atleta varginhense: “é um absurdo um município polo como Varginha, deixar a entidade por questão pessoal de um dirigente pertencente à um grupo que perdeu a eleição”.

Atualizações 
Manifestação 
            Após a publicação da reportagem, recebemos pedidos de manifestação de gestores participantes da reunião em Varginha.
“Acredito que a Frente Esportiva é uma nova oportunidade de melhoria dos modelos impostos atualmente pela Assesmig. Uma vez que as opiniões de cidades não filiadas a entidade mencionada acima, estão se inserindo gradualmente e sendo ouvidos na parceria, que hoje é uma  ferramenta de auxílio no interesse comum de gestão municipal e em segundo plano o fortalecimento do esporte regional e das ligas que tanto contribui, além claro da diminuição de custos na perspectiva de algo além de ser campeão apenas no Sul de Minas, oportunizando a todos de maneira igualitária, com voz, voto e transparência e democracia. Não pessoalizando brutalmente, igual somos na atualidade pela Assesmig”. 
Professora Valéria Soares, de Capitólio


 Atualizado dia 18 - 8h50min
“Acabei de ver a matéria e queria me posicionar de forma positiva à criação da frente esportiva. Estamos renascendo a secretaria de esportes em minha cidade depois de um descaso de 12 anos de gestões passadas. Nossa cidade não está associada à Assesmig, e enxergo a criação da Frente Esportiva como uma oportunidade para agregarmos valores ao esporte, tanto no âmbito competitivo pois terá custos menores para a cidade, quanto a parte de incentivo e gestão.”
Gustavo, Secretário de Esportes e Lazer de Maria de Fé

Nenhum comentário:

Postar um comentário