terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Inscrições para o JIMI começaram nesta semana

A Secretaria de Estado de Esportes de Minas Gerais (Seesp-MG) abriu, nessa segunda-feira (6/2), as inscrições para os Jogos do Interior de Minas (Jimi). Para facilitar a participação e aumentar o número de municípios inscritos, a Seesp retirou a obrigatoriedade da filiação dos atletas a alguma federação.
            Até o dia 3 de março as prefeituras municipais precisam realizar o cadastro de quais modalidades terão representantes.
Entre os dias 6 e 31 de março, é hora de definir quais os atletas que representarão cada cidade na disputa – as prefeituras poderão cadastrar novos competidores para as modalidades que já se inscreveram.
Publicidade

Ao todo serão 16 modalidades esportivas em disputa, nos naipes masculino e feminino. O Jimi será realizado em três etapas: microrregional, regional e estadual.

Desvirtuando os objetivos iniciais
Criado em 1985, o JIMI chega à sua 33ª edição neste ano, com foco no esporte de participação. Era trabalhado como competição de alto rendimento, envolvendo atletas e equipes federados. Buscava o fortalecimento esportivo dos municípios do interior, a parceria com federações esportivas e o surgimento de talentos para representar o Estado de Minas Gerais nas principais competições nacionais e internacionais.
            A formação de atletas para o JIMI vinha de competições regionais, como por exemplo, JOJU em nossa região e até mesmo o JEMG.
            Segundo divulgação da Imprensa Oficial da Segov, o foco do JIMI agora é o esporte de participação, “oferecer a crianças e adolescentes espalhados por todo o estado” a chance de iniciação em competições.

Luz amarela
            Outro ponto para análise é o programa Bolsa-Atleta. Segundo entendimento da Seesp, o objetivo do programa é garantir uma manutenção da carreira dos atletas e técnicos de “alto rendimento”, desqualificando participantes do JEMG, por tratar-se de competição de participação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário